quarta-feira, maio 02, 2007

Magical pieces (5)


Olá minhas lindas e queridas amiguinhas!

Hoje o meu magical vai para um dos meus doces favoritos. Muito dificilmente lhe resisto, sei de cor os sítios onde ele é imperdível e aqui em casa, faço-o semanalmente. Hoje em dia faço-o na bimby, que me facilita muito, porque não tenho que ficar colada ao fogão naquela parte do "mexendo sempre", mas durante anos fiz da forma tradicional, ou seja, num tacho, mas sempre com um truque. E é esse truque que hoje vos quero deixar.
RECEITA
- 1 litro de leite (uso magro, sem lactose ou de soja)
- 130 grs de arroz carolino
- 130 grs de açucar amarelo (ou mascavado)
- 4 gemas (reservo as claras)
- 1 pitada de sal
- 1 casca de limão
- 1 pau de canela.
*************
Ponho ao lume (brando) todos os ingredientes, excepto as gemas, o açucar e as claras.
Deixo ferver durante 30/40 minutos, mexendo sempre. Junto o açucar e as gemas desfeitas
num pouco de leite e continuo a mexer durante mais uns 15 minutos. Se começar a ficar pouco líquido, põe-se mais leite. O arroz doce, para ficar cremoso tem de estar muito líquido, quando se retira do lume. E o truque é, no fim, batem-se as claras em castelo e envolvem-se no arroz, o que o torna ainda mais cremoso.
*************
Espero que este meu Magical, muito pouco light, diga-se de passagem, vos tenha agradado e vos tenha entusiasmado a experimentar. Die-vos o meu truque, e já agora, porque não, conto-vos também o meu segredo.... não resisto a "rapar" o tacho. Faço mesmo questão de deixar bastante agarrado ao tacho, para depois o poder rapar... hum, que bem que me sabe!!!!
Um beijinho enorme para todas, um boa semana, ou o que resta dela, e até ao próximo Magical
Pieces!

13 Comentários:

Blogger Zana disse...

Hmmm, lábom aspecto tem e muito.
Já mes estou a babar.lol
E nunca tinha experimentado com claras em castelo mas um dia vou experimentar.
Obrigado por partilhares.
Beijinhos

maio 02, 2007 9:51 da manhã  
Blogger Catarina Ferreira disse...

Olá =) bem é um magical bem docinho.
Eu adoro arroz doce mesmo...por acaso já a algum tempo que nao como mas esse dá agua na boca =)

um beijinho grande*
catarina

maio 02, 2007 11:02 da manhã  
Blogger Unknown disse...

Arrooz doce? Tb adoro! A minha mae faz um mto bom! Bjs. Su.

maio 02, 2007 12:31 da tarde  
Blogger Gio disse...

Hummmmm os segundos 130 gr. são de açucar certo????

Deve ser bem bom por acaso é doce que eu nunca fiz, quem sabe se é desta que vou experimentar?????

maio 02, 2007 3:23 da tarde  
Blogger turbolenta disse...

Não é a minha especialidade.
Tão depressa fica perfeito como não!
Mas também se diz que a prática é tudo, e a verdade é que raramente pratico.
Mas obrigada pela dica. Desconhecia.
E gosto bastante dele bem cremoso.
Só que eu gosto dele com leite meio gordo.Posso estar errada mas dá-me a sensação que o creme fica mais espesso.
Mas um destes dias vou experimentar.
boa semana

maio 02, 2007 4:42 da tarde  
Blogger Cláudia disse...

Ola linda, belo arroz doce. No findi passado fiz um bocada para aproveitar um arroz que tinha ficado um bocado cozido, deixei-o no tacho (tótó) e fiz isso mesmo com os ovos, separei-os e no fim envolvi as claras em castelo :) BEijinhos

maio 02, 2007 5:38 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Ola linda:)
Gostei das rodelinhas de canela, muito originais :)
beijokas!!

maio 02, 2007 6:33 da tarde  
Blogger eu disse...

Humm. Arroz doce dos meus doces mais que favoritos. Comecei a comê-lo em pequenita, feito pela minha mão.

Adoro!

Vou experimentar esta tua receita
Até quarta

maio 02, 2007 6:37 da tarde  
Blogger Mishi disse...

Humm que aspecto delicioso! :))

Fazes o doce a partir do livro de receitas que vem com a bimby?
Eu adquiri a bimby à coisa de uma semana e picos, ainda não me aventurei a fazer o arroz doce!

Beijinhos :)

maio 02, 2007 11:21 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

adoro arroz doce! dos meus doces preferidos. No feriado comi. :D
Gosto dele mto liquido!
Tenho de experimentar esta tua receita.

beijinhos

maio 03, 2007 10:05 da manhã  
Blogger Doces Minhoquices disse...

também adoro arroz doce, em especial o da minha mãe. "Rapar" a panela com ele ainda quente, é do melhor.A mim nunca me sai grande coisa mas ainda não experimentei fazer o da Bimby, um dia destes tem que ser, apesar de andar a fazer uns cortes no regime...
Beijkos nossos, D&S

maio 03, 2007 11:34 da manhã  
Anonymous Anónimo disse...

Ando há imenso tempo para fazer arroz doce. Agora que vi esta receita, tenho mm de fazer. Bjs, até quarta

maio 03, 2007 3:14 da tarde  
Blogger sophy disse...

Adoro arroz doce...mas não o sei fazer.....

Bjokas e ate quarta

maio 03, 2007 5:11 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial