segunda-feira, julho 23, 2007

Como perder 5 kilos




Passos simples para fazer as pazes com a sua balança, com a ajuda de um endocrinologista.


A não dieta
São só cinco quilos por isso uma dieta intensa resolve já o problema. Adivinhámos o seu pensamento? Então fique a saber que está no mau caminho. Se deseja apagar peso de forma saudável, tome nota: apenas deverá perder «entre 250 g e meio quilo por semana. Mais do que isso «é excessivo», defende José Luís Medina, endocrinologista.
E a boa notícia é que não terá de sofrer. Basta optar por alternativas alimentares mais saudáveis. Assim, prefira pratos cozidos, grelhados ou cozinhados com pouca gordura. Mantenha o equilíbrio entre a carne e o peixe, evite a carne gorda e retire toda a gordura visível que esta tiver.
Use e abuse dos legumes e saladas e limite o menu de sobremesas à fruta. Os hidratos de carbono são para consumir com moderação e incluir sempre no prato, e nem o pão tem de ser excluído, exemplifica o especialista: «Pode comer um pão bem cozido de manhã e ao lanche», assegura.
A sopa é a sua aliada. «É essencial pela riqueza em minerais e fibras. Além disso, permite que se coma menos do prato principal. Evite dispensar a sopa pois acelera o esvaziamento gástrico e o objectivo é que, no estômago, ocupe o espaço que seria preenchido por outros alimentos», explica.
E as bolachas?
Agora que já viu como deverá ser a refeição, resta saber como enfrentará os momentos difíceis. Tendo em conta que o menu diário já inclui seis refeições, isso não deve suceder. Mas, se o improvável acontecer, há uma solução: água.
Neste ponto José Luís Medina é peremptório: «Se, para além das três refeições intermédias, a pessoa sentir fome deve beber água. Há reflexos transmitidos pela dilatação das paredes do estômago que iludem o cérebro e dão a sensação de saciedade», sublinha.
«O exercício físico, como uma caminhada de meia hora, não deve ficar de parte, devido ao «binómio entre o que se come e o que se gasta», acrescenta ainda.
E sabe porque afirmámos que esta era uma não dieta? Porque é a alimentação saudável que deve seguir desde já, pois em questões de peso não importa apenas perder peso, mas mantê-lo.


MENU PARA UM DIA
Pequeno-almoço

Pão pequeno (bem cozido) + compota sem açúcar ou uma fatia de queijo magro ou de fiambre de peruLeite com café
Meio da manhã

1 peça de fruta ou um iogurte magro
Almoço

Sopa de legumesCarne/peixe (no máximo 125 g)1 porção de arroz, batata, massa ou feijão.Legumes cozidos ou salada.1 peça de fruta
Lanche

Idêntico ao pequeno-almoço ou iogurte e peça de fruta
Jantar

Sopa de legumes Carne/peixe (no máximo 125 g)*1 porção de arroz, batata, massa ou feijão. Legumes cozidos ou salada.1 peça de fruta
Ceia

1 copo de leite ou um iogurte magro
* Em alternativa pode optar por dois ovos em omolete
*********************************************
Desejo-vos uma boa e light semaninha!
Beijinhos!

4 Comentários:

Blogger turbolenta disse...

Sabes uma coisa? esta teoria sei eu há imenso tempo.Mas...no Inverno não apetece beber água.Logo: o saciamento entre refeições não pode existir. E depois depende muito do metabolismo da pessoa. Cada pessoa é um caso. Há aquelas que, se comerem menos, mas de tudo, emagrecem mesmo e outras que, comendo justamente as mesmas coisas, nem por isso.Confesso que sou um poço de experiências em questão de alimentação.Tenho mesmo muita dificuldade em perder uns gramas mas muita facilidade em aumentar uns quilos. Basta,(com a mesma alimentação) apenas andar stressada ou preocupada com qualquer coisa. Parece que a balança se vinga "das chatices" no meu aumento de peso.
Se eu optasse por apenas comer arroz integral e cozidos e grelhados, eu emagrecia mesmo, mas a vida é tão boa para só passarmos privações! E....desta idade...já pouco há a fazer! Apenas não perder a esperança que se consegue perder mais um quilo...e lentamente....para ele ser duradoiro!
bjs
boa semana

julho 23, 2007 12:34 da tarde  
Blogger Bichodeconta disse...

Ai amiga, se isso fosse assim tão milagroso!!! Preciso de perder uns quilos, não 5, mas mais alguns.. Um abraço, boa semana.

julho 23, 2007 6:14 da tarde  
Blogger Gio disse...

E é mais ou menos isto que ando a tentar fazer... nem tenho falado em dietas no blog mas ando devagarinho a baixar de peso e é a volta de 300 a 400 gramas por semana que vou perdendo.

julho 28, 2007 10:32 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

tome a sopa milagrosa

julho 10, 2013 4:29 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial