quinta-feira, março 22, 2007

SUSHI



Boa tarde, minhas queridas!

... e porque é hora do almoço, aqui fica uma sugestão deliciosa e pouco calórica.

Rico em nutrientes, pobre em calorias, fácil e rápido de fazer e muito saboroso, o sushi conquista cada vez mais adeptos.
Toda a cozinha japonesa se baseia nos produtos oferecidos pela natureza naquela região, onde abundam o peixe e os elementos vegetais. O sushi é representativo da sabedoria popular, já que aproveita com engenho e arte o melhor dos alimentos:as algas, ervas e raízes, os derivados de soja, os legumes e verduras e o peixe fresco. Tudo isto conjugado com um forte sentido estético que desperta o paladar.


O sushi é considerado um alimento saudável por diversas razões:
Não engorda
: um prato de sushi típico ronda as 350-400 calorias.
É rico em ácido gordo Ómega-3, que ajuda a prevenir doenças cardiovasculares e artrite. O Ómega-3 provém do peixe utilizado, como atum, salmão, cavala, sardinha, pargo e peixe-espada. Também é comum recorrer ao polvo, lula e choco, bem como ao camarão, ouriço-do-mar e outros mariscos.
Fonte de hidratos de carbono: presentes no arroz, os hidratos de carbono permitem uma libertação lenta da energia. Rico em fibras, o arroz proporciona uma digestão agradável e é também fonte de niacina, proteínas, tiamina e ferro.
Rico em iodo proveniente das algas marinhas. Muito nutritivas, as algas fornecem vitamina A, B1, B2, B6, C e niacina, que ajudam a prevenir o depósito de colesterol nos vasos sanguíneos.
Anti-bacteriano e anti-séptico: as propriedades anti-bacterianas do vinagre ajudam à digestão e a diminuir o risco de hipertensão. Por outro lado, o gengibre é um forte anti-séptico natural, auxiliando a digestão, fortalecendo o sistema imunitário e ajudando o organismo a combater gripes e constipações. Estimula também a secreção de saliva.
Rico em minerais: O peixe é uma boa fonte de proteínas e de minerais como zinco, potássio e fósforo e em vitaminas do complexo B. O molho de soja, feito a partir de feijões de soja fermentados, é rico em amido, fibras, proteínas e minerais, entre os quais magnésio, potássio e ferro.
Fonte de vitaminas: para além das vitaminas presentes no peixe, o sushi recorre a diversas plantas e vegetais para dar cor, sabor e mais vitaminas a cada prato. O abacate, o pepino e o rábano são alguns dos vegetais mais utilizados.

Espero que vos tenha "aguçado" a apetite... O meu está no auge!!!!

Bom almoço!!!

8 Comentários:

Blogger Gio disse...

Ai o que eu gosto de sushi.... fizeste-me crescer agua na boca... ando com saudades de ir comer ao japonês....

março 22, 2007 2:05 da tarde  
Blogger turbolenta disse...

Acreditas se eu disser que nunca fui a nenhum restaurante japonês.
Não sei se conseguiria comer o peixinho cru.
(mesmo a carne, embora não goste muito passada, também não a consigo comer a deitar sangue por todos os lados).
Não sou muito esquisita e,geralmente, gosto até de experimentar comidas novas, mas...nunca me despertou o desejo.
Mas....em grupo, talvez ainda possa ir algum dia.
bjs

março 22, 2007 4:49 da tarde  
Blogger Maria disse...

Nunca provei, para ser sincera não me atrai muito mas assim que tenha opurtunidade vou provar.
Tchau

março 22, 2007 5:13 da tarde  
Blogger Katty disse...

Amiga por incrivel que pareça eu nunca provei esse prato ,mas quando tiver oportunidades irei provar,beijokas.

março 22, 2007 8:02 da tarde  
Blogger Estela disse...

Bem, já estou mais calma, parece que não sou a unica que ainda não experimentou sushi...
Gosto mais do hall com as paredes em verde, bem amis alegre e giro!
Beijinhos

março 22, 2007 8:15 da tarde  
Blogger HelloCátia disse...

Nunca comi sushi amiga...
nem sei se tenho muita vontade de provar, ejhehehe
muitos beijinhos enormes...
:O)

março 22, 2007 9:37 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Olá Bolota! fiquei contente com o teu post! Isto porque eu nunca comi sushi e eu e o meu namorado estamos sp a dizer que vamos comer mas não conhecemos nenhum restaurante na zona de Braga :( Agora com o teu "impulso" vou procurar melhor pk parece mesmo apetitoso!! Beijos

março 22, 2007 10:47 da tarde  
Anonymous Anónimo disse...

Olá Bolota! fiquei contente com o teu post! Isto porque eu nunca comi sushi e eu e o meu namorado estamos sp a dizer que vamos comer mas não conhecemos nenhum restaurante na zona de Braga :( Agora com o teu "impulso" vou procurar melhor pk parece mesmo apetitoso!! Beijos

março 22, 2007 10:48 da tarde  

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial